sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A Rainha Estrangulada

A Rainha Estrangulada é o segundo volume da série Os Reis Malditos do escritor francês Maurice Druon. Seguindo do ponto final de O Rei de Ferro, esse segundo livro narra o começo do reinado do sucessor do Rei Filipe IV, o fraco e influenciável Rei Luís X. Tendo sei tio Carlos de Valois de um lado e o assistente-geral do reino Enguerrand de Marigny de outro o novo rei se vê entre o martelo e a bigorna, completamente perdido entre essas duas figuras que se odeiam tanto.

Sem saber a quem dar ouvidos Luís X só pensa em uma coisa: anular seu casamento com Margarida da Borgonha para poder casar-se com Clemência da Hungria. Sendo assim, o jovem soberano dá ouvido apenas àqueles que proporcionam soluções para arrumar a anulação, já que naquela época era difícil conseguir a anulação da igreja e do papa. Com essa atitude egoísta o governo do reino é disputado entre seu tio, que tenta derrubar Enguerrand, e o próprio Enguerrand que tenta preservar tudo aquilo que conquistara para o reino durante o reinado de Filipe IV.

Alguns podem achar que a julgar pelo título podemos prever o desfecho deste volume. Porém, não sabemos qual das rainhas o título se refere; seria a mais rainha Margarida da Borgonha, prisioneira num castelo na Normandia? Poderia ser Maria da Hungria, a Rainha-mãe do Rei Roberto de Nápoles? Poderia ser sua neta, Clemência da Hungria, a qual Luís X deseja? O suspense se estende até os momentos finais do livro, que é um dos melhores finais que eu já li. Com esse final excelente, a expectativa para descobrir o que acontecerá ao reino da França e suas personagens mais importantes é grande.


Trilha sugerida (mais pelo excelente final do que pela narrativa em si):

IRON MAIDEN - Hallowed be thy name

Um comentário:

  1. Oi Eduardo!
    Não conhecia esse livro, mas já me interessei! Gosto de romances históricos "reais". Vou procurar saber mais sobre essa série.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir