domingo, 15 de abril de 2012

On Board Flight 666

Ed Force One de verdade

Depois de atacar as livrarias com a biografia escrita por Mick Wall e o livro de fotografias tiradas por Ross Halfin o Iron Maiden invade as prateleiras com On Board Flight 666, livro de fotografias tiradas por John McMurtrie.

Em Iron Maiden Fotografias Ross Halfin, fotógrafo que acompanha a banda desde seus primórdios, mostra várias cenas de situação tanto dentro quanto fora dos palcos. O livro mostra a banda ao longo de gravações e turnês, desde shows especiais de Natal no famoso Marquee até a turnê do disco Dance of Death. O único ponto negativo é que a sequência de fotos não segue exatamente uma ordem cronológica, talvez para adequar algumas fotos à diagramação, mas para mim é meio estranho ver o Eddie da turnê do The X Factor no meio de fotos tiradas ao longo da turnê do disco Powerslave. Porém, tirando isso é um grande livro repleto de fotos tiradas por um bom fotógrafo que acompanhou a banda ao longo de tantos anos.


Já On Board Flight 666 foca as duas mais recentes turnês da banda, Somewhere Back in Time e The Final Frontier. Um livro muito bem feito, capa dura, papel excelente, diagramação perfeita. Eu poderia seguir tecendo elogios até a próxima turnê da banda. As fotos mostram desde os preparativos do Boeing 757 modificado, chamado Ed Force One, que levou banda, equipe e equipamento ao redor do globo, até a volta à Inglaterra ao final da turnê do disco The Final Frontier.


Livro + réplica do Ed Force One montada pelo meu pai

Ao contrário de Iron Maiden Fotografias, On Board Flight 666 nos leva numa jornada com a banda e equipe. As fotos seguem ordem cronológica, indo de país em país. A qualidade do papel também impressiona, realçando a qualidade do fotógrafo John McMurtrie. É muito interessante ver todo o processo de modificação do avião para ambas as turnês (em cada turnê foram aplicados imagens da banda, além do itinerário de cada parte das turnês), a descontração da banda fora dos palcos e todo o trabalho da equipe responsável pela montagem do palco e cuidados com os instrumentos. Além, é claro, de ver Bruce Dickinson (vocalista, piloto, esgrimista, escritos, diretor, apresentador de rádio, historiador e sabe-se lá mais o quê) frente os comandos desse grande aeronave.

Este é um livro essencial para qualquer fã do Maiden ou de Heavy Metal em geral. Ele é realmente uma viagem junto à banda em primeira classe.


2 comentários:

  1. Eita babação de ovo... kakakaka
    O livro é legalzinho (to afim de apanhar né??)
    Falando sério. O livro é bom mesmo, super bem feito como td do Maiden né??
    Bjo Te amo.

    ResponderExcluir
  2. Já deu pra perceber que estamos falando de um fã e tanto né? Ainda mais depois daquela réplica do avião.
    Com certeza se o livro seguir a ordem cronológica o livro vai ficar bem mais interessante e agradável de ver, não é?
    Gostei bastante do post!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir